segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Praia do Perigoso - RJ

Amigos,
Para aqueles que curtem um boa praia, aconselhamos a praia do Perigoso, situada no litoral do Rio de Janeiro, cerca de uns 15 km do Recreio dos Bandeirantes, bairro do Rio.
Muito fácil chegar!

Era final das férias de meu amorzão e das minhas. Saimos lá de casa com uns amigos de carro. Saímos do Recreio dos Bandeirantes pela via da praia, seguindo em direção a Grumari. Ao final do praia de Grumari, seguimos por uma estrada que passa por uma serrinha, até a estrada que segue para a praia da Barra de Guaratiba.

Nessa serra, tem uma ótima opção para quem gosta de frutos do mar, mas prepara a carteira, pois não é barata. Mas em compensação, o visual é maravilhoso.

Ao chegar a praia, encontramos um pouco de dificuldade para estacionar o carro, existem alguns estacionamentos particulares, mas estavam muitos cheios. Aconselhamos chegar cedo. Mas felizmente, conseguimos uma vaguinha, que nos custou R$10,00 (Dez reais) pelo dia inteiro.

Para aqueles que não possuem um carro, tem opção de ônibus. Saindo do Recreio tem a linha 855 Santa Cruz, que custa R$2,20. Depois da serra do Recreio, em direção a Santa Cruz, soltar no primeiro ponto, atravessar a pista, e pegar no ponto do outro lado o ônibus para Barra de Guaratiba, ou uma Kombi, ambos por R$2,20. Seguir até o ponto final na praia de Bara de Guaratiba.

Já na praia, seguir pela rua dos moradores (Estrada Burle Max de Guaratiba) a pé. Não adianta tentar ir de carro pois não tem local para estacionar. Essa estrada dá numa escadaria, muito íngrime, onde está levará até o ínicio da trilha. Vale a pena parar um poquinho para respirar e tirar uma bela foto do visual da praia da Barra de Guaratiba.

A trilha é logo após a escadaria. e leva cerca de 1:15 (uma hora e quinze muntos) indo bem tranquilamente, sem correr e sem se arriscar. O caminho não é dificil, só um pouco cansativo, possuindo algumas subidas e descidas e em sua maior parte é com o sol na cabeça.

Aconselhamos levar uma mochila com muita água! Não há pontos de vendas ou ambulantes na praia. E com certeza, não esquecer do filtro solar. FATOR 30! Ir de tênis, nada de Havaianas. Roupas também bem leves. E um lanchinho para ninguém morrer de fome. Para aqueles porquinhos, levar um saquinho de lixo para depositar sua sujeira. Na própia praia há locais de deposito para o lixo.

Assim que a trilha acaba, você dá de cara com duas lindas praias lá embaixo. A primeira não aconselho para quem tiver querendo tomar um bom banho, pois têm muitas pedras impossibilitando a entrada com facilidade na água. Essa praia é mais utilizada pelos campistas, pois nela o vento é mais fraco.

A outra praia é o nosso destino. PRAIA DO PERIGOSO.

Quando chegamos nela descobrimos que o esforço vale a pena, pois a praia é linda! Limpíssima! Não parece que estamos no Rio.

Evitar ir em feriados, pois ela fica cheia, tirando toda a beleza paradisíaca dela.

Na esquerda, existem umas árvores onde você pode descansar e deixar suas coisas. Em geral, a praia é bem deserta, então não tendo muitos problemas em deixar suas coisas e ir para um bom mergulho.

A água, em determinadas épocas do ano, fica bem agradável. Cristalina e cheia de peixes. Quem possui óculos de natação e snorkel pode levar que vai aproveitar bastante!

Na água, a mais ou menos a uns 50 metros da areia, existe uma pedra. Dessa pedra é possível pular na água sem perigo, pois é bem fundo e não tem outras pedras em volta. O único problema é subri na pedra mas com um poquinho de paciência e uma ajudinha da onda é possivel subir sem se machucar.

Depois então de passar um dia gostoso na praia, é só seguir pela mesma trilha em direção a praia da Barra de Guaratiba. Não tem erro. Não dá para se perder. Mas é bom não sair muito tarde, pois a trilha não dispõe de iluminação.

No final da trilha, para se refrescar, tem uma casa que vende sacolé de vários sabores!

Para aqueles mais preguiçosos, pode-se combinar com os pescadores na praia da Barra de Guaratiba o retorno, sai por cerca de R$25,00 (Vinte e cinco reais) por pessoa.
Para outras informações e mais fotos, entre no site: